Fapema celebra Dia Mundial do Braille consolidando apoio a projetos inovadores e inclusivos

Neste domingo, 4 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial do Braille, destacando a importância desse sistema de escrita para a inclusão e acesso ao conhecimento de pessoas cegas. No Brasil, há muitas pessoas com deficiência visual, sendo 14,4 milhões no total, segundo o Censo 2022 do IBGE. No Maranhão, são 328,8 mil pessoas.

Método revolucionou a leitura e escritura para pessoas cegas (Foto: Divulgação)

Um projeto em Caxias foca em tornar o ensino de Ciências mais acessível para estudantes com deficiência visual da rede pública. Chamado ‘Glossário em Braille para o Ensino de Ciências’, foi desenvolvido pela pesquisadora Mariana da Silva Moura, do IFMA, com orientação da professora Fabrícia da Silva Machado.

O projeto consiste em um glossário em braille com termos acadêmicos de Ciências, tanto físico quanto digital, para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Testado com estudantes do 7º ano com baixa visão e em processo de alfabetização em braille, o projeto teve resultados positivos, promovendo maior compreensão dos conteúdos e autonomia aos estudantes.

Além disso, o projeto contou com o apoio técnico de Amélia Vieira Viana, tradutora e revisora de braille, e colaboração do estudante Kayron Mendes de Conceição. A iniciativa visa reduzir barreiras educacionais e fortalecer a educação inclusiva, contribuindo para a aprendizagem e autonomia dos estudantes com deficiência visual.

Kakadoblog.com.br
Kakadoblog.com.br

Sou criador de conteúdo amador, natural de São Luís – MA, com origens na Baixada Maranhense. Produzo matérias sobre autismo, inclusão digital, direitos sociais e política, buscando dar visibilidade a temas que fortalecem a cidadania e a diversidade. Minha trajetória também é marcada pela fé, como membro da AD Cristo Vem – Ministério de Madureira, onde participo de eventos e celebrações junto à minha família.

Artigos: 319

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *