Brandão inaugura fábrica da Inpasa em Balsas

No dia 1º de agosto, o governador Carlos Brandão participou da inauguração de uma fábrica da Inpasa em Balsas, no Maranhão. A fábrica é estratégica para a região do Matopiba e amplia a presença do Nordeste no setor agroenergético do Brasil.

Brandão participa da inauguração da Inpasa em Balsas (Foto: Gilson Texeira)

A biorrefinaria tem capacidade para processar 2 milhões de toneladas de milho e sorgo por ano, produzindo etanol, DDGS (produto para nutrição animal) e óleo vegetal. A planta opera com economia circular e cogeração de energia a partir de biomassa, garantindo eficiência e sustentabilidade.

A inauguração gerou mais de 4.500 empregos diretos e indiretos na fase de obras e emprega atualmente mais de 500 funcionários. O governador destacou a parceria com a Inpasa como um marco no setor agroenergético e uma esperança para os jovens da região.

O prefeito de Balsas ressaltou que a implantação da unidade dinamiza serviços, comércio e logística no município, impulsionando o desenvolvimento local e atraindo novos empreendimentos.

Fundada em 2006 no Paraguai, a Inpasa é a maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina. Com a nova planta em Balsas, a empresa passa a operar sete unidades industriais no Brasil e no Paraguai, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.

A chegada da Inpasa em Balsas pode ampliar a produção no campo e gerar mais empregos na região. A empresa acredita no potencial do Matopiba como nova fronteira agroenergética e está comprometida com o crescimento sustentável do Brasil.

Kakadoblog.com.br
Kakadoblog.com.br

Sou criador de conteúdo amador, natural de São Luís – MA, com origens na Baixada Maranhense. Produzo matérias sobre autismo, inclusão digital, direitos sociais e política, buscando dar visibilidade a temas que fortalecem a cidadania e a diversidade. Minha trajetória também é marcada pela fé, como membro da AD Cristo Vem – Ministério de Madureira, onde participo de eventos e celebrações junto à minha família.

Artigos: 319

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *